Implantodontia: Uma verdadeira evolução no tratamento odontológico

outubro 8, 2018

Com o passar dos anos, os avanços tecnológicos e científicos começaram a ingressar no universo da odontologia. Através de materiais e técnicas avançadas utilizadas nos procedimentos dentários, a busca por um novo sorriso passou a tornar-se uma verdadeira realização de sonho para muitas pessoas. A partir dessas evoluções benéficas, nasceu a Implantodontia

Reconhecida como uma especialidade indicada para devolver ao paciente a fonética, a função e estética dentária, através da Implantodontia surgiu uma excelente oportunidade para substituir os dentes perdidos, recuperar a autoestima, a autoconfiança e voltar a sorrir, além de promover um melhor funcionamento do sistema estomatognático, essa técnica também contribui na prevenção do envelhecimento precoce da face, visto que os dentes e as estruturas adjacentes auxiliam no suporte da musculatura peri-bucal. Vale destacar que esse procedimento é indicado para todas as idades, após crescimento ósseo estabelecido, inclusive em pacientes idosos.

A Implantodontia chegou para substituir os tratamentos convencionais. O implante trata-se de um parafuso de titânio que pode ser instalado no rebordo ósseo maxilar ou mandibular e após sua osseointegração, são confeccionadas as próteses sobre os implantes.   

Antes da realização da cirurgia, é imprescindível que o profissional solicite ao paciente a realização de exames de imagem, como radiografias e tomografias computadorizadas da região a ser tratada e também exames complementares para avaliar a condição sistêmica geral do paciente. Nesse tipo de intervenção, na maioria dos casos, o paciente recebe anestesia local e dependendo da qualidade e quantidade óssea, a área receptora poderá precisar de enxerto, antes ou durante a instalação do implante. No estágio do pós operatório o uso de bolsas de gelo e remédios receitados pelo cirurgião-dentista auxiliarão na sua recuperação. Também é indicada uma alimentação mais pastosa, líquida e fria para os primeiros dias após a cirurgia.  

Após a cirurgia, deve-se aguardar um período de 04 a 06 meses para a confecção do dente definitivo, embora em alguns casos, dependendo da estabilidade primária do implante, a Carga Imediata pode ser feita, fazendo com que o paciente saia do consultório com um dente provisório sobre o implante. 

Levando em consideração que o custo desse tratamento está tornando-se cada vez mais acessível, além de contar com materiais de alta qualidade para o processo, o implante dentário também é bastante similar aos dentes naturais. Dessa maneira, é capaz de devolver a alegria e o sorriso bonito ao beneficiado, promovendo um resultado estético realmente surpreendente, satisfatório e incrível na nova aparência dos dentes. Mas antes de tomar qualquer decisão em relação ao tratamento, o mais indicado é procurar um profissional especialista. 

Postado em Blog por ForDent | Tags: ,