Ortodontia

Sobre a Ortodontia

Na prática, a ortodontia, aliada à ortopedia, são especialidades da odontologia que se preocupam com o ser humano como um todo, organismo e funções, não se atendo apenas à busca da estética.

Há algum tempo atrás acreditava-se que a correção dento facial era privilégio de crianças e adolescentes. O avanço das pesquisas mostrou resultados obtidos em qualquer idade e, hoje, o atendimento é irrestrito em termos de faixa etária.

Além disso, dificuldade da fala, mastigação, respiração, ou mesmo, alguns tipos de dores de cabeça reincidentes são exemplos de casos em que a ortodontia pode atuar, melhorando a qualidade de vida, transformando e valorizando os relacionamentos sociais e profissionais. Afinal um belo sorriso é o melhor cartão de visitas.

Tipos de Aparelhos

Fixos:

  • Metálico
  • Autoligado metálico e de porcelana
  • Porcelana
  • Safira

Removíveis:

  • Aparelho móvel
  • Alinhamento Ortodôntico Invisível

Técnicas:

  • Mini Implante Ortodôntico – agilidade para o seu tratamento


Esse é o tipo mais comum. Possui fios e/ou braquetes. Os dentes são puxados, movendo-se gradualmente em direção à posição correta. Por não permitir a remoção, não dependemos muito da colaboração ou utilização por parte do paciente para obter resultados efetivos. Além disso, os aparelhos fixos atuais estão muito mais anatômicos e confortáveis para a boca.

Trata-se de uma técnica totalmente indolor, baseada na construção de próteses ultrafinas de porcelana, a partir de um estudo criterioso da anatomia e das condições de saúde bucal do paciente.

As lentes de contato dentais são feitas de acordo com as especificações de moldes detalhados que apontam o posicionamento e o tamanho ideal dos dentes, de modo a preservar a harmonia do rosto e a coloração natural da arcada dentária.

Conhecer os tipos de clareamento dentário disponíveis não é suficiente para escolher a técnica ideal. O exame clínico da superfície dentária e da saúde gengival são coisas que somente o dentista pode fazer por você. Mas ainda assim dá para ter uma ideia sobre qual tipo de procedimento clareador pode ser o mais eficaz para recuperar dentes amarelados e manchados.

• clareamento dental a laser (consultório)
• clareamento dental caseiro
• clareamento de dentes desvitalizados (com canal tratado)

A Bichectomia também está sendo cada vez mais procurada no Brasil. A cirurgia é realizada para retirar a “bola de bichat”, uma bolsa gordurosa localizada nas bochechas deixando, em alguns casos, o rosto arredondado.

Com a remoção da “bola de bichat” seu rosto fica mais fino e harmônico.

Mas como todo procedimento estético  uma avaliação com o seu dentista é necessária.

Técnica muito usada para suavizar as rugas dinâmicas, ou seja, aquelas que ficam muito marcadas devido à movimentação dos músculos da face, como as da testa e os pés-de-galinha.

Preenchimento facial – Trata-se de uma técnica muito importante e utilizada para quem deseja fazer com que o sulco ou depressão no rosto, fique mais suave.

É usado também para aumentar o lábio dando uma harmonia melhor no contorno da boca.

A restauração é um procedimento que realiza a recuperação de todas as funções dentarias afetadas pela carie.  O profissional clinico geral faz a remoção de uma parte do dente, que se encontra danificada e infectada, limpa a área atingida e preenche a cavidade com material de restauração.

Marque sua Consulta