Escolha uma Página
Prótese Dentária: o que você deve saber sobre o assunto?
23 de agosto de 2018

ForDent

Perder um dente é uma experiência extremamente desagradável, pois o paciente lidará com problemas estéticos, afetando sua autoestima, além de problemas de saúde, relacionados à mastigação. Por essas razões, muitas pessoas recorrem às próteses sobre implante dentário.

Esse tipo de tratamento se tornou muito popular nos últimos anos, substituindo as dentaduras. Contudo, é comum que pacientes ainda tenham algumas dúvidas relacionadas ao tratamento.

Por isso, no artigo de hoje explicaremos as diferenças entre alguns tipos de próteses dentárias sobre implante. Basta ler este texto até o final para entender tudo sobre o assunto!

Prótese Dentária Overdenture

Quando a pessoa perde todos os dentes, ela também apresenta um quadro de perda óssea na região. Devido a isso, a dentadura comum não tem como se fixar corretamente, movimentando-se e prejudicando a mastigação.

Nesse caso, é recomendado o uso de uma prótese Overdenture (sobre implante), também conhecida como prótese de encaixe. Nesse tratamento, é instalado de dois a quatro implantes no remanescente ósseo do paciente, similares a um parafuso.

Sobre esses implantes é fixada a prótese dentária. Ela se assemelha a uma dentadura comum, com a diferença de que ficará complemente fixada na boca da pessoa, através de sistemas de encaixe.

O paciente ainda poderá removê-la para limpá-la, prendendo-a à boca quando terminar a higienização.

Prótese Dentária fixa em porcelana

A perda de apenas um dente também causa desconforto ao paciente. Isso porque os dentes remanescentes começam a sofrer com a força da mastigação, uma vez que todo o processo mastigatório está em desordem.

Uma alternativa para reverter esse problema é a instalação de um implante dentário e de uma prótese fixa em porcelana, também conhecida como coroa em porcelana. Esse tratamento traz melhora à saúde bucal e a estética do sorriso, pois o resultado final é muito semelhante a um dente de verdade.

O dentista fará um molde do implante do paciente e enviará essas informações para um laboratório que fará a prótese sob medida. Por isso, o resultado é muito parecido com um dente natural.

Outra vantagem dessa opção de tratamento é a resistência da porcelana, que se assemelha ao esmalte dentário . Muitas pessoas acreditam que esse material é frágil, mas ele não priva o paciente do consumo de nenhum alimento, por exemplo. O mesmo cuidado que uma pessoa teria com um dente de verdade deverá ser dado à prótese sobre implante.

Existe uma variedade de técnicas nesse procedimento. Caberá ao dentista escolher a que melhor se adaptará às necessidades do paciente.

Como vimos neste artigo, a prótese dentária sobre implante é uma alternativa viável para resolver o problema de perda dos dentes. Normalmente, pessoas que vivenciam essa perda apresentam graves problemas de mastigação, além de redução em sua autoestima.

Se você quer voltar a ter um sorriso perfeito, converse com seu dentista sobre a possibilidade de ter uma prótese dentária sobre implante. Caso você tenha gostado desse artigo, compartilhe com seus amigos e ajude-os a entender mais sobre esse tema!

× Como posso te ajudar?