Prótese sobre Implante

setembro 28, 2018

A prótese sobre implante é um tratamento eficaz para reposição dentária, já que ela devolve o sorriso ao paciente e melhora a mastigação. Trata-se de uma alternativa moderna para atender às pessoas que perderam um ou mais dentes.

No entanto, apesar de não se tratar de um dente natural, a prótese também exige cuidados. Serão esses cuidados que garantirão sucesso ao tratamento, preservando a prótese e evitando doenças dentárias.
Se você quer entender o que deve ser feito após colocar uma prótese sobre implante é fácil. Basta ler este artigo até o final.

1. Atente-se à higienização da sua boca

Após colocar a prótese sobre implante, o paciente deverá ter hábitos de higiene bem disciplinados. A escovação e o uso de fio dental são imprescindíveis. Apesar de a prótese não correr o risco de desenvolver uma cárie, pode surgir doença periodontal quando não recebe a limpeza adequada.

A gengivite é um exemplo desse tipo de doença. Ela está associada com a ação de bactérias e a principal forma de prevenção é a higiene bucal. A incidência de doenças periodontais pode acarretar a perda de dentes saudáveis. Por isso, ao notar sangramentos na gengiva ou formação de placa, procure seu dentista.

2. Visite seu dentista periodicamente

Alguns pacientes acreditam que pessoas que usam prótese sobre implante não precisam ir ao dentista, pois não se trata de um dente natural. Isso está errado. Pacientes que passaram por esse tratamento devem cumprir à risca sua agenda de consultas, porque o cirurgião dentista precisará avaliar a condição periodontal em volta da sua prótese dentária.

Depois do pós-cirúrgico, pessoas que usam o implante devem continuar visitando os consultórios odontológicos regularmente. No mínimo, duas vezes ao ano. Dessa forma, o dentista verificará se está tudo bem com a prótese e com a mucosa da região — além de tratar problemas nos outros dentes, evitando males maiores.

Caso o paciente note algo anormal, como sangramentos, o dente do implante frouxo,  ele deverá procurar o dentista.. No entanto, nem todos os problemas podem ser notados pelo paciente. Alguns deles exigem exames radiográficos, como veremos no próximo tópico.

3. Faça os exames de Raio-X

É comum ver pacientes tão satisfeitos com sua prótese sobre implante que eles acham que não é necessário fazer os exames solicitados pelo dentista. As radiografias de controle são muito importantes, pois elas revelam aspectos relacionados à saúde do osso ao redor do implante.

Nenhuma dessas características pode ser avaliada a olho nu. Portanto, realize as radiografias pedidas pelo seu dentista porque esses exames são fundamentais na avaliação e tratamento de doenças perimplantares. Doenças perimplantares são infecções na região gengival.

Apesar de ser um procedimento seguro, colocar uma prótese requer cuidados antes e depois da realização do procedimento. Na maioria dos casos, o insucesso da prótese sobre implante é fruto do descaso do próprio paciente com sua saúde.

Portanto, siga as recomendações do seu dentista, não falte às consultas, providencie os exames que forem solicitados para aproveitar ao máximo sua prótese dentária.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre este tema, entre em contato com nossa equipe para que possamos ajudá-lo.

Postado em News por ForDent | Tags: , ,