Slider

O que é Endodontia?

Endodontia é a especialidade da odontologia responsável pelo estudo da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais, bem como das doenças que os afligem. Em casos de alterações por cárie, fraturas dentárias, trauma dentário, trauma ortodôntico, lesões endo-periodontais, necessidades protéticas e outras patologias endodônticas, o tratamento endodôntico (ou o tratamento de canal) está indicado, visando a manutenção do dente na cavidade bucal, e a saúde dos tecidos periapicais.

As áreas responsáveis por um profissional especialista em endodontia incluem:

  • Tratamento de canal;
  • Tratamentos de traumas dentários;
  • Procedimentos conservadores, com o objetivo de manter o nervo vivo, sem que haja a necessidade de canal;
  • Procedimentos cirúrgicos paraendodônticos (tratamentos realizados diretamente na raiz, quando o canal tradicional não tem o sucesso esperado).

Tratamento de canal

No tratamento de canal a polpa afetada é removida e o canal limpo e desinfeccionado. Normalmente é necessária a colocação de uma coroa total, evitando fraturas dentarias após o canal ser finalizado.

O tratamento de canal dói?

O tratamento consiste no uso da anestesia no local, que consegue neutralizar a dor. Após o término do procedimento, o local pode permanecer sensível por uns dias, até ser totalmente cicatrizado.