Slider

O que é Periodontia?

A periodontia é o campo da odontologia que estuda, faz o diagnóstico, a prevenção e o tratamento de distúrbios gengivais e periodontais. Originada de uma bactéria que afeta diretamente a gengiva, os ossos e os ligamentos, a doença periodontal é uma patologia inflamatória que afeta diretamente a estrutura dentaria.

O que é Doença Periodontal?

É uma infecção ocasionada por bactérias que afetam os tecidos que ficam ao redor dos dentes, é definida pela formação de um espaço indesejável que fica entre a gengiva e o dente, denominado de bolsa periodontal. A doença periodontal é a principal causadora da perda de dentes em adultos. Um dos sinais mais característicos é o sangramento, mas também afeta a posição dos dentes, mobilidade e podendo causar inchaços.

 

Como é o tratamento?

Para obter um tratamento mais adequado e correto da doença periodontal, o profissional avaliará alguns itens.

  • Quantidade de Placa dentária presente;
  • Cor e condição do tecido gengival;
  • Medição das bolsas periodontais com sondas específicas;
  • Mobilidade dentária;
  • Estes elementos citados irão nos dizer em qual estagio a doença se encontra, e indicaremos o melhor tratamento.

Tratamentos indicados

  • Raspagem Supra Gengival: O tratamento consiste na remoção de tártaros presentes sob a gengiva, não visíveis a olho nu, e é feito sob anestesia com ultrassom e curetagem manual.
  • Raspagem Sub Gengival: O tratamento consiste na remoção de tártaro presentes sob a gengiva, não visíveis a olho nu, e é feito sob anestesia com ultrassom, podendo ser feita também com curetas manuais.

Prevenção

A aplicação de flúor é um procedimento preventivo que tem como objetivo proteger e fortalecer os dentes que podem apresentar risco de carie. O flúor é primordial na formação da estrutura dos dentes, pois favorece e consolida toda a formação de cálcio. Processo recomendado a partir dos 3 anos de idade, e a fluoretação deve ser repetida a cada seis meses.