Slider

Sobre a Ortodontia

Na prática, a ortodontia, aliada à ortopedia, são especialidades da odontologia que se preocupam com o ser humano como um todo, organismo e funções, não se atendo apenas à busca da estética.

 

Há algum tempo atrás acreditava-se que a correção dento facial era privilégio de crianças e adolescentes. O avanço das pesquisas mostrou resultados obtidos em qualquer idade e, hoje, o atendimento é irrestrito em termos de faixa etária.

 

Além disso, dificuldade da fala, mastigação, respiração, ou mesmo, alguns tipos de dores de cabeça reincidentes são exemplos de casos em que a ortodontia pode atuar, melhorando a qualidade de vida, transformando e valorizando os relacionamentos sociais e profissionais. Afinal um belo sorriso é o melhor cartão de visitas.

Tipos de Aparelhos

Fixos:

  • Metálico
  • Autoligado metálico e de porcelana
  • Porcelana
  • Safira

Removíveis:

  • Aparelho móvel
  • Alinhamento Ortodôntico Invisível

Técnicas:

  • Mini Implante Ortodôntico – agilidade para o seu tratamento
Fixo - Metálico

Fixo – Metálico

FIXO – METÁLICO

Esse é o tipo mais comum. Possui fios e/ou braquetes. Os dentes são puxados, movendo-se gradualmente em direção à posição correta. Por não permitir a remoção, não dependemos muito da colaboração ou utilização por parte do paciente para obter resultados efetivos. Além disso, os aparelhos fixos atuais estão muito mais anatômicos e confortáveis para a boca.

Fixo - Autoligado Metálico

Fixo – Autoligado Metálico

Fixo - Autoligado de Porcelana

Fixo – Autoligado de Porcelana

FIXO – AUTOLIGADO METÁLICO E DE PORCELANA

Com o avanço das técnicas, o aparelho fixo também se aprimorou e agora o paciente já tem como optar por um tratamento bem mais ágil e menos dolorido. Trata-se do aparelho autoligado, que facilita a movimentação dos dentes, a higienização e até a estética do paciente.

 

Um aspecto do aparelho autoligado que agrada muitos pacientes diz respeito à estética. Como os braquetes são menores do que os dos aparelhos fixos convencionais, ele tem um aspecto mais bonito e mais discreto.

 

Como no caso do aparelho autoligado não existem as ligaduras, não são necessárias tantas consultas. Além disso, como o arco fica preso aos braquetes a movimentação é mais precisa. Assim, o que permite que o tempo de tratamento seja reduzido quando comparado ao tratamento com um aparelho fixo tradicional.

Fixo - Porcelana

Fixo – Porcelana

Fixo - Safira

Fixo – Safira

FIXO – PORCELANA E SAFIRA

Possui a mesma função que o aparelho de metal: corrigir dentes tortos e desalinhados. Porém, esse modelo é feito de materiais transparentes, mantendo assim uma melhor estética quando comparado ao metálico. Os braquetes são feitos, em geral, de porcelana ou safira. Além de super discretos, eles não desgastam e proporcionam mais segurança e beleza ao sorriso do paciente. A procura por esse tipo aumenta constantemente. É uma excelente opção para quem quer e precisa corrigir a má formação sem deixar de lado a estética e a aparência.

 

O desenvolvimento de novos materiais, entre eles o novo aparelho de safira, promove maior conforto ao paciente. Eles são excelentes recursos estéticos e minimamente perceptíveis quando comparados aos aparelhos tradicionais de metal. Os braquetes de safira diferem-se do aparelho de porcelana convencional, pois são feitos a partir da safira pura e monocristalina, proporcionando maior translucidez e estética aos dentes.

Aparelho Móvel

Aparelho Móvel

 

APARELHO MÓVEL

Muito eficaz para crianças com ou sem dentição definitiva. Em geral, até uns 12 anos de idade é aconselhável esse tipo de aparelho. Explicando de uma forma bem simples, o aparelho móvel tem a função de orientar o crescimento da face, alinhando o desenvolvimento facial.

Alinhamento Ortodôntico Invisível

Alinhamento Ortodôntico Invisível

ALINHAMENTO ORTODÔNTICO INVISÍVEL

O aparelho ortodôntico invisível é uma estrutura removível, confeccionada de acordo com a arcada dentária do paciente. Ele é constituído por um conjunto de alinhadores transparentes e feitos sob medida em modernas impressoras 3D.

 

Assim sendo, é uma excelente alternativa para quem deseja ter um sorriso bonito com o máximo de conforto, na medida em que, além de ser removível, ele não possui fios e braquetes como nos modelos de aparelho fixo.

Mini Implante Ortodôntico

Mini Implante Ortodôntico

MINI IMPLANTE ORTODÔNTICO

Agiliza considerávelmente o tratamento, sua aplicação é simples, de apenas 2 minutos e zero de dor, praticamente sem sangramento.

 

Consistido de um pequeno parafuso, ele possui várias funções durante um tratamento, possibilitando incalculáveis movimentos para os dentes, de uma maneira muito mais controlada e rápida. Normalmente ele é usado como ancoragem, ajudando o profissional a controlar melhor as forças ortodônticas.

A ForDent atua nas seguintes áreas:

 

  • Ortodontia Preventiva
  • Ortodontia Interceptiva
  • Corretivas
  • Placa Antirronco

 

O que é Placa Antirronco?

Ter uma boa noite de sono, dormir em paz, sem ter aquele barulho ensurdecedor ao seu lado, ou não acordar com o próprio ronco. Essas são algumas funções da Placa Antirronco. A apneia obstrutiva noturna, decorre da flacidez dos tecidos da garganta, que acabam por obstruir a passagem do ar. Roncar alto, não importa a posição em que se está deitado, acordar cansado, com a boca seca ou com dor de cabeça são sintomas deste tipo de apneia.

Por que realizar esse tratamento?

A mudança se caracteriza por interrupções durante uma noite de sono que acontecem em poucos intervalos de quinze a trinta segundos. As consequências para a saúde vão de sonolência durante o dia e dificuldade de concentração à problemas cardíacos como hipertensão, infarto e derrame. Algumas pessoas, como os obesos, são mais predispostos a sofrer deste problema.

Bruxismo

O Bruxismo ou briquismo é uma desordem funcional que tem como característica, o ranger e travar dos dentes, na maioria dos casos, ocorre durante o sono. O bruxismo pode acarretar na destruição do osso circunvizinho e do tecido da gengiva, além de levar a problemas que envolvam a articulação da mandíbula, como síndrome da articulação temporomandibular (ATM).