Seja apresentando dor ou com dificuldades diretamente na gengiva, a doença periodontal é um tipo de problema que precisa ser observado com atenção. Afinal, são muitos os sintomas e causas que levam a saúde bucal sofrer com a doença periodontal. O diagnóstico precisa acontecer rapidamente e de forma precisa pelos profissionais da For Dent. Para você identificar de forma correta o problema, criamos este artigo completo com informações valiosas sobre o tema. Doença periodontal tem cura e você pode combatê-la desde o começo.
A definição geral da doença periodontal e seus tipos básicos.
Esse é um problema da boca que atinge a gengiva e pode também chegar até o osso que dá o suporte para o dente. Tudo começa quando a higiene em casa não é completa, onde a placa bacteriana não é removida de forma completa através da escovação e fio dental. Essa placa logo se transforma em tártaro e a gengiva e os dentes podem se infectar facilmente, além de iniciar a perda óssea. De modo geral, a doença periodontal pode ser dividida em três estágios principais:
Gengivite – Esse é o primeiro estágio da doença e quando o paciente percebe a inflamação da gengiva que foi causada pela placa bacteriana. Vermelhidão, inchaço da gengiva ou até sangramento durante a escovação ou uso do fio dental são os principais sintomas desse estágio. A boa notícia é que a doença periodontal, quando descoberta inicialmente, pode ser tratada corretamente para evitar qualquer evolução mais séria.
Periodontite – Para essa segunda fase de evolução da doença periodontal, o osso de apoio e as fibras que seguram os dentes estão fortemente danificados. É nesse momento que a gengiva começa a formar uma bolsa embaixo da margem gengival. É necessário um tratamento periodontal rápido e melhorias diretas na higiene bucal.
Periodontite avançada – São os casos mais extremos da doença periodontal, onde as fibras e o osso dos seus dentes estão sendo destruídos. O principal indício fica por conta do dente que se apresenta com movimento ou mais mole. Tudo isso irá acarretar problemas no momento da mastigação e também na comunicação durante uma conversa. Dependendo do estado da região afetada, o tratamento periodontal se torna ineficaz e os dentes acabam sendo extraídos.
Sintomas e sinais de que você está com uma doença periodontal.
Muitos associam o problema com dor, mas muitos casos em pacientes mostram que esse sintoma varia e pode nem sequer acontecer. Por isso, é interessante analisar todos os sintomas apresentados nos dentes desde o menor sinal:
- Gengiva que sangra facilmente durante a escovação ou o uso de fio dental;
- Gengiva inchada, vermelha ou dolorida;
- Gengiva retraída;
- Mau hálito persistente ou gosto ruim na boca;
- Dente amolecido;
- Próteses parciais que se desajustaram;
- Pus visível em torno dos dentes e gengiva;
- Dores agudas ao mastigar os alimentos;
- Dentes excessivamente sensíveis à temperaturas frias ou quentes.
É importante atentar a todos os sintomas para conseguir relatar ao dentista da For Dent o que está acontecendo e também tratar de forma correta através do melhor tipo de técnica para o avanço da doença periodontal.
O tratamento de uma doença periodontal em seus diferentes estágios.
Como primeira medida, acontece a raspagem supragengival realizada pelo profissional especialista. Esta é a única forma de remover a placa excessiva que se formou e logo se transformou em tártaro.
Em casos mais avançados da doença periodontal, é necessário a raspagem e alisamento radicular para tratar diretamente as bolsas periodontais inflamadas para alivio da área afetada. Aqui pode acontecer o ultrassom ou a raspagem manual, onde a primeira remove a placa bacteriana, o tártaro e os alimentos nos dentes com um dispositivo especial e a segunda utilizar um instrumento chamado cureta para tornar lisa a superfície do dente.
Quando em casos mais severos, com bolsas periodontais com mais de 5 milímetros de profundidade, há a necessidade de submeter esse paciente a uma cirurgia especializada. Esta irá reduzir as bolsas consideravelmente e ainda aplicar um enxerto ósseo na restauração do osso perdido.
Cuidados simples em casa podem evitar que a doença periodontal aconteça. A escovação e a utilização do fio dental com frequência podem ser excelentes formas de evitar que esse problema se inicie, diminuindo as placas e bactérias na região dos dentes e gengiva. Porém, em caso de incidência da doença, é necessário buscar um periodontista rapidamente. Na For Dent, você pode tratar e cuidar da sua saúde bucal contra a doença periodontal desde os primeiros e mínimos sinais. Busque saber mais sobre o estado geral dos seus dentes e bocas, assim evitando qualquer problema futuro.
QUERO AGENDAR UMA CONSULTA NA FOR DENT!
Entre em contato com a For Dent através dos seguintes contatos:
WhatsApp, clique no link: http://whats.link/fordent.
Central de atendimento: (21) 2580-4316 e (21) 2509-7009.
E-mail: agendamento@fordent.amandadelavra.com.br.
Visite nosso site: https://fordent.com.br/.