Dor de dente é um sintoma de alguma patologia bucal, indicando que algo não está bem, e as causas podem ser diversas, desde algo mais simples, até um quadro mais grave.
Por isso, é muito importante saber o que fazer em uma situação de dor de dente, pois bate logo aquele desespero pelo fato da dor ser muito severa, e a reação mais comum é recorrer aos medicamentos, o que pode ser bastante prejudicial. Mas nada de já ir se automedicando! É preciso cuidados e seguir passos corretos para uma cura eficaz.
Então, o que fazer quando a dor de dente atacar? Quais as causas e o tratamento?
Saiba mais neste post!
Causas da dor de dente
A dor de dente pode ser causada por diversos tipos de condições bucais inflamatórias. Entenda!
Cáries
Na região bucal existem diversas bactérias, e elas liberam ácidos orgânicos que corroem os dentes, provocando buracos no esmalte dentário, ou seja, cáries. É a principal causa de dor de dente, causando dores intensas, principalmente ao ingerir doces e comidas geladas.
A causa das cáries é uma má higiene bucal, e a prevenção é o inverso. Pois com uma higienização correta da boca, com fio dental e uma boa escovação contínua, impede o processo das bactérias e as chances de surgir cáries são bastante diminuídas.
Pulpite
A pulpite é uma inflamação da polpa dentária, um tecido macio e esponjoso que fica no centro dos dentes, envolvida pelo esmalte que é a parte dura e resistente do dente.
Essa polpa é constituída de vários nervos e vasos sanguíneos , e quando há presença de cáries, elas abrem uma cavidade na polpa, acarretando na inflamação e infecção dos nervos e vasos, e se não tratada, ocorre a necrose e destruição dos vasos e nervos, tendo que retirar parte do dente ou até mesmo arrancá-lo.
Em qualquer estágio da pulpite, ocorre a dor de dente, uma dor muito forte, severa e contínua, não suportando qualquer alimento ou bebida.
Nesses casos a ida ao dentista é emergencial!
Gengivite
A gengivite é uma inflamação que causa alterações na gengiva e em toda a estrutura e ligamento periodontal. É decorrente do acúmulo de placa bacteriana causada por uma higiene fraca e deficiente.
A gengivite também pode ser decorrente de uma escovação excessiva e agressiva, obturações mal feitas, aparelhos ortodônticos e dentaduras…. E também pelo uso de medicamentos como fenitoína e pílulas anticoncepcionais, além de metais pesados como chumbo e bismuto.
Periodontite
É o estágio mais avançado da gengivite, é uma inflamação grave dos ligamentos e dos ossos que dão suporte ao dente, e os principais sintomas são dentes soltos e perda dos dentes.
Nos casos de gengivite e periodontite as dores são intensas e localizadas, se concentrando mais perto da raiz do dente e afetando as gengivas também, que ficam inchadas e avermelhadas.
Outras causas:
- Traumas
- Nascimento do siso
- Aparelhos ortodônticos
- Ínguas
Tratamento
O tratamento é iniciado somente indo ao dentista. Pois ele é o profissional que irá identificar qual a raiz do problema através de análise, exames de raio-x, e a partir de um diagnóstico correto, prescrever os remédios adequados e o melhor tratamento para sua situação específica.
Como prevenir a dor de dente?
Como vimos, a maioria das causas da dor de dente são resultados de bactérias que atuam nas cavidades profundas da boca. A prevenção mais eficaz é uma higiene da boca adequada e correta, com uso de fio dental e escovação mínima de 3 vezes ao dia, ou após cada refeição.
E claro, visitar regularmente um dentista, isso faz parte dos cuidados básicos com a saúde. Essas visitas regulares previnem a dor de dente e diversas outras doenças bucais.
Gostou do artigo? Se foi útil para você, compartilhe com quem está precisando de ajuda. E se quiser saber mais, continue navegando pelo nosso blog que contém diversos conteúdos sobre saúde bucal.