A estética nunca esteve tão em evidência e sua imagem nunca foi tão importante. No início da década eram realizadas no Brasil cerca de 1700 cirurgias plásticas por dia. Obviamente as mulheres estavam em primeiro lugar na lista, mas muitos homens procuravam também procedimentos estéticos, principalmente na face.
A boa notícia é que muitos desses procedimentos chegaram ao consultório do dentista. A estética orofacial, conhecida como harmonização orofacial passou a fazer parte do dia-a-dia dos dentistas que se capacitaram para realizar esses procedimentos. A regulamentação pelo Conselho Federal de Odontologia em 2016, abriu uma porta importante para uma maior democratização desses procedimentos.
Os preenchimentos de lábios, malares e outras regiões da face com ácido hialurônico podem melhorar a simetria da face e dar maior sustentação em casos selecionados. A injeção de toxina botulínica, popularmente conhecida como Botox, pode estar indicada em várias situações estéticas e também funcionais.
Até mesmo a aplicação de fios, seja para o lifting de face ou pescoço, seja para estimulação de colágeno e elastina e melhor sustentação da face, pode ser realizada pelo dentista.
Os avanços não param por aí. Alguns procedimentos cirúrgicos como a bichectomia podem auxiliar na melhor harmonização orofacial. Nesse procedimento é realizada a remoção da gordura localizada na bochecha ou bolas de Bichat. Realizado em uma única sessão e de rápida recuperação esse tipo de intervenção tem beneficiado muitos pacientes.
Como você já deve ter percebido, a avaliação realizada atualmente pelo dentista envolve não somente a saúde bucal, mas também uma série de outras condições estéticas e funcionais. Não deixe de visitar seu dentista regularmente e converse com ele também sobre sua imagem, seu sorriso e harmonização orofacial.