O bruxismo, também conhecido como apertamento de dentes, é uma disfunção bucal que causa o ranger dos dentes de forma consciente (diurno), conhecido como o bruxismo da vigília; ou inconsciente (enquanto dorme) conhecido como bruxismo do sono, e sendo este último o mais frequente.
Esse quadro clínico é definido pela Academia Americana de Dor Orofacial como uma parafunção da atividade dentária que provoca o ranger ou apertar dos dentes, ou seja, não é uma doença, mas uma disfunção que pode trazer diversos malefícios, principalmente o comprometimento do sistema estomatognático, ou seja, o sistema bucal.
O que causa o Bruxismo?
Ainda não é comprovado cientificamente as causas do bruxismo, mas foi analisado diversos fatores que contribuem para o desenvolvimento dessa disfunção:
- Ansiedade e estresse
- Distúrbios do sono (Como a apneia do sono)
- Uso crônico de drogas (cigarro, álcool…)
- Desarmonias oclusais (movimentos mandibulares anormais)
- Distúrbios na via neuronal dopaminérgica
- Sintoma agravante da doença de Parkinson.
Fatores de risco
Diversos fatores podem aumentar as chances de bruxismo, tais como:
Má oclusão
A má oclusão é o alinhamento anormal dos dentes, que pode ser resultado de diversos fatores como, defeitos de nascença na mandíbula, grande assimetria entre o tamanho dos dentes e a mandíbula, deglutição inapropriada, entre outros.
Idade
O bruxismo pode afetar todas as pessoas de ambos os sexos e de todas as idades, porém, é muito comum entre mulheres de 15 a 35 anos, e crianças que estão em fase do desenvolvimento dentário, podendo aumentar ainda mais as chances se a criança sofrer traumas psicológicos (como brigas familiares, pressão escolar…etc.) e tiver muitas atividades no seu dia a dia.
Estresse
O estresse está fortemente associado ao bruxismo, pois a tensão contribui para a sobrecarga muscular, impedindo o relaxamento e comprometendo as funções normais da mandíbula e músculos da área bucal.
Sobrecarga no trabalho
O bruxismo pode ser muito comum entre os adultos, estima-se que atualmente, cerca de 8% da população mundial sofra com esse problema, e a maioria são adultos, geralmente é causado pela sobrecarga e tensão em aspectos sociais, como no ambiente de trabalho, provocando o estresse e uma forte tensão mandibular, desenvolvendo o bruxismo.
Outros aspectos também estimulam o bruxismo como:
- Depressão
- Temperamento
- Alcoolismo
- Fumo
- Problemas respiratórios
Sintomas
Os sintomas são diversos e incluem:
- Dores de cabeça ao acordar
- Desgaste do esmalte dentário
- Dentes fracos
- Sensibilidade excessiva
- Fratura de dentes
- Dores faciais
- Cansaço na face
Diagnóstico
O diagnóstico é feito através da observação clínica de um dentista, que avaliará outras possibilidades de complicações como a ATM, condição facilmente confundida com o bruxismo por estar fortemente associada com os sintomas do bruxismo.
Existe cura para o bruxismo?
Atualmente, não é conhecido a cura total para o bruxismo, justamente por ser um disfunção multifatorial, ou seja, diversas causas e fatores desenvolvem essa condição.
Mas tem como diminuir drasticamente os sintomas do bruxismo, tornando quase que imperceptível as suas complicações. Porém, para que isso ocorra, é preciso o acompanhamento de um dentista e seguir o tratamento corretamente.
Tratamentos
O tratamento para o bruxismo depende muito de cada situação, pois as causas são diversas. E para que haja uma melhora eficiente, é preciso tratar a raiz do problema, por isso, é muito importante o acompanhamento de um cirurgião dentista que avaliará a causa e o melhor tratamento para cada caso.
Após o diagnóstico e a avaliação clínica de um dentista, os tratamentos podem ser diversos e incluem o uso de placas que protegem os dentes e ajudam a proporcionar uma atividade mastigatória correta e diversos outros benefícios, essas placas podem ser de acrílico ou de silicone.
Como também, o tratamento pode incluir a prescrição de medicamentos para relaxar a mandíbula e dormir melhor; e até mesmo, terapias como acupuntura, ioga, e a prática de alguma atividade física, ajudando a melhorar a qualidade de vida, diminuindo o estresse e proporcionando um sono melhor e um bom relaxamento da mandíbula, diminuindo os sintomas do bruxismo.
Uma outra alternativa é a aplicação de Botox. Muito utilizado em cirurgia plástica, o Botox pode auxiliar no tratamento do bruxismo. Sua aplicação diminui a tensão do músculo masseter, gerando melhora da contração desse músculo.
Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre o bruxismo e os tratamentos ideais, entre em contato conosco. Nossa equipe ficará contente em responder suas perguntas!