Escolha uma Página
Quer ter um sorriso branco? Saiba mais sobre clareamento dentário!
22 de novembro de 2018

ForDent

Quem não quer ter dentes brancos? A estética facial, principalmente a estética dos dentes, é um fator determinante para o bem estar pessoal e social.

Porém, com o passar dos anos, é normal que os dentes fiquem amarelados, isso ocorre devido à diversos fatores como idade, alimentos, bebidas escuras, fumo, alcoolismo, etc…

Logo, para quem procura ter dentes brancos, o clareamento dentário é a solução.

Quero fazer clareamento dentário, como proceder?

Mas antes de recorrer ao clareamento, é importante realizar a profilaxia com o dentista, que  certificará se os seus dentes estão todos tratados, sem cáries, tártaros ou com restaurações pendentes.

Estando tudo certo com a saúde dos dentes, o clareamento já pode ser feito.

Qual o melhor clareamento dentário?

É aí que surgem as dúvidas, diante do grande número de opções de clareamento no mercado, fica difícil escolher qual é o melhor, se vale a pena ou não comprar os que são vendidos nas farmácias, ou se é melhor investir em um tratamento no consultório.

Bom, isso vai depender do resultado que você quer ter, e do estado amarelado e manchado em que seus dentes se encontram. Diante disso, é imprescindível a visita ao dentista, ele irá avaliar e indicar o clareamento mais indicado para o seu caso.

Alguns métodos caseiros não recomendados: 

Fita clareadora

A fita clareadora não é apropriada para clarear os dentes, apesar de clarear, ela possui um formato em retângulo, e os dentes não possuem esse formato, comprometendo outros tecidos como a gengiva, mucosa e etc.., que poderão ficar pigmentadas com a fita.

Carvão ativado

O carvão ativado é muito corrosivo e pode trazer sérios danos aos dentes, ele pode até clarear no início, porém, conforme for utilizando, pode acabar com a estrutura dentária e causar uma hipersensibilidade, até mesmo a quebra dos dentes.

Moldeiras avulsas

As moldeiras avulsas são imitações das moldeiras utilizadas pelo dentistas, também vêm acompanhadas de um seringa com o gel clareador, porém, essas não são realizadas de acordo com a estrutura dentária, e pode machucar a boca e trazer complicações como feridas e pigmentação de partes indesejadas.

Método caseiro recomendado:

Moldeira

A moldeira é um método de clareamento dental caseiro, porém, acompanhado pelo dentista é o método ideal!

É feito um molde da arcada dentária onde será realizada uma moldeira individual no laboratório de prótese.

Sendo assim, essa moldeira se encaixa perfeitamente nos dentes, e com uma seringa, é aplicado o produto clareador em pequena quantidade, geralmente é utilizado antes de dormir, passa a noite com essa moldeira, e retira no dia seguinte normalmente com a escovação.

vantagens e desvantagens do clareamento caseiro

Vantagens

  • Melhor custo benefício
  • Menor sensibilidade
  • Resultado satisfatório sem riscos
  • Não machuca
  • Menor risco de pigmentar os partes indesejáveis como a gengiva

Desvantagens

  • Mais tempo para ter o resultado desejado
  • Maiores restrições alimentares

Clareamento a Laser

O clareamento a laser é a forma mais rápida e eficaz de ter dentes brancos, ele é feito no consultório e é utilizado fonte de luz que aumenta a eficiência dos produtos utilizados, e intensifica o resultado. Já na primeira sessão é possível obter um resultado satisfatório.

Clareamento no consultório + clareamento caseiro

Os dois métodos de clareamento dental possuem peróxido de hidrogênio, mas em diferentes concentrações, é por isso que o clareamento caseiro demora mais para ter o resultado.

Em alguns casos, somente a moldeira com o produto recomendado pelo dentista pode trazer um resultado satisfatório, mas, não é o caso da maioria. O que realmente garante dentes brancos e de forma mais rápida, é o clareamento a laser que é feito consultório, sendo possível observar o resultado já na primeira sessão.

Porém, todo clareamento tem um tempo de duração, e para ter dentes brancos com maior eficiência, o correto é utilizar os dois métodos, o clareamento a laser e o caseiro para a manutenção. Dessa forma, é possível ter dentes brancos de uma maneira inquestionável e satisfatória.

Gostou do artigo? Se quiser saber mais sobre clareamento dentário, entre em contato conosco e nós responderemos suas dúvidas!

× Como posso te ajudar?