Essa é uma dúvida de muitos. Podem existir controvérsias até mesmo entre os especialistas. De uma forma geral, a conclusão é: você deve visitar seu dentista a cada 6 meses ou no máximo a cada ano.
Porém, isso depende muito de cada situação. Por exemplo, tem pessoas que precisam de um controle de cárie mais intenso, como é no caso das crianças que estão em formação dentária, e também, pacientes com doença periodontal crônica, gengivite e outras complicações, tempo de frequência no dentista nesses casos pode ser a cada 4 meses, no mínimo, ou até mesmo mensalmente, dependendo da gravidade.
O fato é que, prevenir é muito mais inteligente e barato do que curar, e a saúde bucal é tão importante quanto as demais áreas do corpo, e não deve ser procurado só quando ocorre um problema grave ou para realizar procedimentos estéticos, a visita ao dentista faz parte dos cuidados básicos de saúde.
Porque se deve ir ao dentista regularmente?
A prevenção é o principal motivo pelo qual se deve ir ao dentista com regularidade, e isso traz diversos benefícios como:
Prevenir doenças
O principal benefício ao ir ao dentista regularmente é a prevenção de doenças odontológicas, como cáries, tártaros, gengivites, infiltração na restauração, e até mesmo o câncer bucal, tendo em vista que a falta de higiene bucal pode acarretar esse quadro. Portanto, a prevenção é a forma mais econômica e impeditiva de ocorrência de complicações odontológicas.
Economia
A prevenção odontológica é muito mais econômica do que o tratamento, e com a ida regular ao dentista, as chances de complicações mais sérias são bem menores, como por exemplo, uma pequena infiltração na restauração dentária pode não ter sintomas, e é algo não
invasivo e simples de ser resolvido, porém, se não tratado, pode complicar o quadro e tornar necessário fazer canal, que é algo muito mais caro e invasivo.
As principais medidas preventivas são:
- Limpeza
A limpeza dentária é a profilaxia principal na prevenção, ela mantém os dentes adequadamente prevenidos de complicações mais sérias, eliminando o tártaro e a placa bacteriana, o procedimento é bastante simples, é feito uma raspagem para eliminar o tártaro, e após isso é feito um polimento dos dentes. Mas a frequência é a chave para a eficácia desse procedimento, visto que quanto mais antigo o tártaro ou a placa bacteriana, mais difícil será de remover, pois conforme o tempo, a aderência aumenta, mas o polimento dificulta a aderência, diminuindo a incidência de tártaro e cáries.
- Aplicação de flúor
A aplicação de flúor é de extrema importância na prevenção da cárie, é o componente mais eficaz no controle da cárie, além de evitar diversos problemas como a perda de minerais, sensibilidade, desenvolvimento de infecções e o desgaste dos dentes.
A aplicação pode ser feita através de uma solução com bochecho, ou pode ser aplicado em forma de gel ou verniz, mas o seu uso deve ser regular para que haja uma prevenção com ótimos resultados, no mínimo de 6 em 6 meses.
Viu como é importante a visita regular ao dentista? É uma medida básica de saúde e deve estar incluída em nossas prioridades.
Quer saber mais? Comente aqui abaixo nos comentários, estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficaremos felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho!